A Prefeitura de Nísia Floresta através do Conselho Municipal de Assistência SOCIAL (CMAS), deu início, na manhã desta quarta-feira (18/08), à IX Conferência Municipal de Assistência Social, com o tema “Assistência Social: Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”. A atividade acontece a cada dois anos e busca discutir, propor e deliberar ações no município.
A abertura do evento realizado no Clube dos Idosos, no Centro da cidade, contou com a presença da Assistente Social, Luzmarina Gouveia, do Presidente da Câmara Municipal Marcelo Mesquita, do Prefeito Daniel Marinho, da Secretária de Trabalho, Habitação e Assistência Social (SEMTHAS), Elaine Morgado, do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do representante dos usuários dos Serviços de Assistência Social, Isaque Silva, além dos profissionais do Município, e da população em geral.
O objetivo da Conferência Municipal é proporcionar discussões e propostas para aperfeiçoar as políticas públicas de Assistência Social, reafirmar sua importância nos órgãos que garantem os direitos do cidadão e dar a devida atenção e visibilidade a este apoio prestado à sociedade. A atividade contou com apresentação cultural das crianças assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), palestra magna ministrada pela assistente social, especialista em gestão do SUAS, Luzmarina Gouveia, debate dos eixos e plenária final com eleição dos delegados. O prefeito Daniel Marinho agradeceu o empenho de todos os envolvidos na assistência social no município. “Destaco o empenho de toda nossa equipe técnica e de todos que fazem a nossa assistência social em Nísia Floresta. A SEMTHAS descentralizou seus serviços para mais próximo das comunidades e estamos trabalhando para levar os nossos serviços para os que mais precisam, aos mais distantes”, afirmou o chefe do executivo.
A Secretária Elaine Morgado explicou que a Conferência é um momento muito importante para a assistência social, para poder levá-la a quem dela precisa, com muito respeito e responsabilidade acima de tudo.