O município de Nísia Floresta alcançou o índice 0.9 do IGD-M (Índice de Gestão Descentralizada Municipal), e ficou acima da média nacional que é de 0.73, segundo dados disponibilizados pelo Ministério do Desenvolvimento Social. Os bons números refletem o trabalho realizado pela Prefeitura de Nísia Floresta, através das Secretarias Municipais de Educação, Saúde e a SEMTHAS – pilares  do IGD-M.

O Índice de Gestão Descentralizada (IGD) para os municípios (IGD-M) mede mensalmente as Taxas de Atualização Cadastral e de Acompanhamento das Condicionalidades de Educação e Saúde. Com base neste índice, que varia de 0 (zero) a 1 (um), são calculados os repasses financeiros que o MDS faz aos municípios para ajudar na gestão do Cadastro Único e do Bolsa Família.

EDUCAÇÃO

De acordo com o MDS, 3.718 crianças e jovens de 6 a 17 anos do Bolsa Família precisavam ter a frequência escolar acompanhada no último bimestre. Dessas, foram acompanhadas 3.511. Portanto, 94,43% das crianças e jovens de 6 a 17 anos do Bolsa Família tiveram a informação de frequência escolar registrada nesse período. A média nacional é de 91,07% de acompanhamento na educação. Portanto, a educação nisiaflorestense possui um acompanhamento da frequência escolar muito bom, acima da média nacional.

SAÚDE

As famílias que devem ser acompanhadas na saúde são aquelas que possuem crianças de até 7 anos e/ou mulheres gestantes. O município conseguiu acompanhar 2.392 famílias, o que corresponde a um acompanhamento de 88,33%. A média nacional de acompanhamento na saúde é de 72,76%. Assim, o município possui um acompanhamento da agenda de saúde muito bom, também acima da média nacional.

ATUALIZAÇÃO CADASTRAL

A Taxa de Atualização Cadastral (TAC) do município é de 89,82%, enquanto que a média nacional encontra-se em 73,16%. A TAC é calculada dividindo o número de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo com cadastro atualizado pelo total de famílias cadastradas com renda mensal per capita de até ½ salário mínimo, multiplicado por cem. Isso significa que o cadastro no seu município está bem focalizado e atualizado, ou seja, a maioria das famílias cadastradas pertence ao público alvo.

Com o resultado, Nísia Floresta conquistou o 2º melhor IGD-M entre as cidades potiguares denominadas de “Pequeno Porte II” – que contam com mais de 20 mil e menos de 50 mil habitantes.