No município de Nísia Floresta, a próxima segunda-feira (20/09), será o dia da quarta etapa do plano de retorno presencial da rede municipal de ensino, onde os alunos das turmas do Fundamental II, retomarão as aulas de maneira presencial. O processo de retomada na rede pública vem acontecendo de forma gradativa após mais de 16 meses de suspensão das atividades educativas de maneira presencial, devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia da Covid-19. A primeira etapa da volta às aulas aconteceu com o acolhimento dos profissionais da educação de 16 a 20 de agosto. A segunda etapa ocorreu de maneira híbrida e facultativa no dia 23 de agosto, com o retorno dos alunos da Educação Infantil. A terceira etapa, no dia 08 de setembro com alunos do Ensino Fundamental Anos Iniciais (I) e Ensino Fundamental Anos Finais (II). O dia 20 de setembro, será a vez da quarta etapa, com o retorno das turmas do Fundamental II (6º ao 9º ano). E em 04 de outubro retornarão os alunos da Educação Especial, concluindo as etapas do processo de retomada das aulas presenciais no município. Com 956 alunos, a maior unidade da rede pública, a Escola Municipal Yayá Paiva (EMYP), localizada no centro da cidade, funcionará com 50% de ocupação. O próximo passo é o aumento para 75% de ocupação nas escolas em 18 de outubro, até a autorização para a volta completa em 03 de novembro. Para Sandra Wanderley, a EMYP está preparada para essa retomada gradativa das atividades presenciais. “A unidade escolar se preparou para este retorno, cumprindo todas as medidas do protocolo de biossegurança, como álcool gel, distanciamento, sinalizações, máscaras, monitoramento de temperatura, lavatórios externos. Esperamos um retorno tranquilo, pois estamos preparados para este momento”, reforça a gestora pedagógica.