A Prefeitura de Nísia Floresta, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou durante os meses de junho e julho, diversas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Nesse período, foram quase 5 mil imóveis visitados.

O setor de endemias, em parceria com as estratégias de saúde da família, promoveu visitas domiciliares, detecção e eliminação de focos com a aplicação de produto/veneno e ações educativas. Outro fator importante foi o uso do UBV portátil (próprio do município) que funciona semelhante ao carro fumacê e tem a finalidade de conter os mosquitos adultos, diminuindo os riscos de contaminação.

A eficácia das ações foi notória, já que foi constatada uma diminuição de casos de dengue na zona urbana e rural da cidade.