Compreendendo a importância do processo de planejamento da Política de Assistência Social neste momento de pandemia causada pelo Covid19, o Assessor Técnico Francisco Touché, juntamente com a responsável pela vigilância socioassistencial, Gilvanice Nunes, realizaram na manhã desta segunda-feira (27), uma reunião com o objetivo de apresentar o Plano Estadual de Contingência relativos à Política de Assistência Social diante o estado de Emergência.

Durante a apresentação os técnicos parabenizaram as coordenações de equipes pelas ações que estão desenvolvendo de acordo com o planejamento, e que várias delas já são etapas vencidas no plano que será elaborado. Os técnicos também apresentaram novas ações, as quais passaram a ser demandadas por essa política pública neste momento de pandemia, bem como reorganizar os serviços, programas, projetos e benefícios já executados, conforme os marcos legais.

Entre as principais metas e objetivos estabelecidos o de promover o apoio e proteção à população atingida por situação de emergência e calamidade pública, assegurando a realização de articulações e a participação em ações conjuntas de caráter intersetorial, para minimizar os danos ocasionados e o provimento das necessidades verificadas.
Os técnicos destacaram a importância do Plano ser elaborado de forma democrática, participativa e ser submetido a apreciação e aprovação pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, enquanto espaço de controle social desta política pública, assim como sempre ocorre com os demais planos do SUAS, mas antes, serão realizadas reuniões intersetoriais, que já foram marcadas para próxima segunda-feira, 03 de agosto.

Além dos técnicos já citados, participaram da reunião a secretária Elaine Morgado, a adjunta Camila Mendes, Coordenadora do CREAS Maria do Socorro, Coordenadora do Serviço de Convivência Maria Graça, Coordenadora Administrativa Terezinha Rosa e a Coordenadora do Programa Criança Feliz, Hanna Sales.