A coordenação pedagógica da Rede Municipal de Ensino elaborou o projeto “FAÇA BONITO TODOS OS DIAS!” e tem percorrido as unidades escolares entre os dias 11 e 31 de maio, desenvolvendo ações educativas e preventivas para romper o ciclo da violência contra crianças e adolescentes.

A realidade da infância e da adolescência no Brasil exige atitudes firmes e responsáveis. O abuso e a exploração sexual precisa acabar! Pais e educadores são os principais agentes de proteção. As crianças e adolescentes estão expostos a diferentes formas de violência dentro e fora do contexto escolar: violência sexual, bullying e agressões, são alguns exemplos. Diante disso, a atuação da escola ultrapassa as fronteiras de ensino-aprendizagem do dia a dia. Afinal, é uma instituição de extrema relevância na construção social e educacional dos indivíduos.

O projeto tem sido desenvolvido em todas as escolas municipais e conta com as seguintes atividades:

• Rodas de conversas com as famílias: assistente social e psicóloga

• Mobilização e sensibilização: pit-stop, adesivaço, folders

• Atividades lúdicas: pinturas, jogos, brincadeiras, entre outros

• Contação de História do livro “Pipo e Fifi”, de Caroline Arcari.

• Músicas e Vídeo: O seu corpo é tesourinho, Nisso e Naquilo…