A Prefeitura de Nísia Floresta realizou no último sábado (26), o programa ‘Prefeitura na Comunidade’. A primeira edição do Programa contemplou a comunidade de Timbó, e reuniu centenas de populares que puderam receber diversos atendimentos e participar de uma série e programações especiais que envolveram e integraram o Poder Público Municipal e a comunidade.

Dentre os serviços oferecidos, a Prefeitura de Nísia Floresta ofereceu à população de Timbó através da Secretaria Municipal de Saúde atendimentos médicos, odontológicos, de enfermagem, e por meio do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família, foi ofertado ainda consultas com Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais, e Educadores Físicos que aproveitaram a procura para realizar momento com aulas de zumba para a comunidade.

Também foi levada para a comunidade do Timbó a sala da vacina, onde a população pode atualizar seus dados cadastrais, mantendo em dia a carteira de vacinação. Ainda, foram realizados testes rápidos de HIV e Sifles.

A Prefeitura Municipal por meio da Secretaria Municipal de Educação, levou a Biblioteca às crianças e adolescentes da comunidade do Timbó a Biblioteca Itinerante, onde as crianças puderam se aprofundar com leituras edificantes e construtivas. A arca de Noé foi a grande novidade para a criançada, contando com participação dos principais personagens da historinha contada com muito humor e diversão, o que permitiu um momento impar no sábado da comunidade de Timbó.

A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo que desenvolveu toda a logística do evento, oportunizou apresentações culturais, a realização de ações de cidadania como o corte de cabelo, atividades de lazer como jogos e brincadeiras correlacionadas.

A Secretaria Municipal de Trabalho, Habitação e Assistência Social levaram ao Timbó o Cadastro Itinerante, o que possibilitou à população local fazer seu cadastro em diversos programas governamentais, dentre eles: O bolsa família.

A SEMTHAS ainda apresentou, pela primeira vez em uma ação governamental na comunidade, a campanha Agosto Lilás que adverte sobre a violência contra a mulher, oferecendo mecanismos e meio para denúncia e orientação às vítimas.

A Junta Militar também participou desta ação de cidadania, realizando o alistamento obrigatório dos homens que completaram 18 anos.

Buscando estimular o meio ambiente e a conscientização ambiental, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou a entrega de dezenas de mudas de arvores e plantas nativas da flora Brasileira.

A Secretaria Municipal de Tributação, Indústria e Comércio durante a realização do Prefeitura na Comunidade levou à população de Timbó a oportunidade de regularização tributária com o município, bem como, ofertou diversas orientações aos empreendedores e empresários que buscaram informações.

A Secretaria Municipal de Obras montou ouvidoria para atender reclamações e sugestões populares sobre Iluminação Pública, limpeza urbana e demais serviços de sua competência.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca realizou cadastro de agricultores para a realização do programa de corte de terra na comunidade de Timbó, o que muito facilitará o trabalho dos agricultores familiares.

O Prefeito Daniel Marinho comemorou as diversas ações desenvolvidas pela Prefeitura Municipal, e lembrou: “Estamos buscando integrar mais os serviços públicos, ampliando-os e oferecendo à população um serviço mais humanizado, que tenha por prioridade à necessidade do cidadão. Nísia Floresta é um município com grande extensão, muitas vezes as dificuldades de locomoção impedem que todos consigam acesso aos serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal, nossa ideia é levar esses serviços aqueles que mais precisam.

Para o prefeito Daniel Marinho, o trabalho com amor faz toda a diferença: “Agradeço a cada um que compõe nossa equipe, que deixaram de estar com seus familiares em um fim de semana, para somar conosco neste projeto de levar mais dignidade e cidadania através de uma ação como esta. Estamos de mãos dadas, buscando fazer mais e melhor pelos Nísia-Florestenses e pra isso temos contado com o apoio daqueles que querem ver Nísia Floresta nas trilhas do desenvolvimento e do progresso!” Afirmou Daniel Marinho.

Para a Vice-Prefeita Hallina Dantas a ‘Prefeitura na Comunidade’ oportuniza um momento de avaliação. “Quando estamos em nossos gabinetes, muitas vezes não conseguimos perceber todos os anseios das comunidades, vindo até o povo encontramos algumas demandas que podemos solucionar de imediato, dando uma reposta rápida aos anseios populares.” Afirmou Hallina.

O evento contou ainda com a presença e participação dos vereadores: Nêgo Celular, Nêgo de Batista, Marcelo Mesquita, Polyana Dias, Leila Emiliano, Luiz Henrique e Bilú.