A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Saúde Prisional, se compromete com a saúde por completa dos internos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, que fica localizada no Municipio. E na última sexta-feira (27/11), deu início a uma ação preventiva de combate a Escabiose, com o intuito de proteger os internos, funcionários, familiares e demais visitantes diante de alguma necessidade.

A ação foi coordenada pelo Doutor Lionaldo Duarte, médico do município e professor universitário, tendo o objetivo de evitar a contaminação com escabiose ou sarna, uma doença dermatológica contagiosa que gera coceira, podendo provocar furúnculo, agravando assim o estado de saúde do acometido. A sarna é contagiosa e espalha-se ligeiramente através do contato físico. E, o sintoma mais comum de sarna é a coceira constante na área onde os ácaros podem estar agrupados.

“Infelizmente o Presídio registrou óbito de um interno acometido de escabiose, que com o agravamento da enfermidade resultou no surgimento de um furúnculo, mas após assumirmos o controle da situação não perdemos nenhuma vida”, afirmou o médico.

Foram distribuídos na unidade prisional 8 mil comprimidos de ivermectina, doados pelo Deputado Estadual Zé Dias, por meio de um pedido feito pelo médico Dr. Lionaldo ao participar de uma entrevista de programa de rádio, em uma emissora da capital. Ao longo da distribuição da medicação para os internos e funcionários, o médico evidenciou que a ação visa o combate à escabiose e não tem relação com tratamento preventivo contra o COVID-19.