Na última segunda-feira (23/11) a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo – SEMAUR, realizou mais uma oficina, desta vez para discutir com a população o Plano de Mobilidade Urbana. A oficina ocorreu na Câmara Municipal, aberta à população, para revisar a apresentação da minuta do Plano, para votação e aprovação da lei pelos vereadores, e o prefeito aprovar e sancionar o Plano de Mobilidade Urbana do Município de Nísia Floresta.

A mobilidade urbana é de propriedade do município, de extrema importância, pois, é uma lei federal  e que disponibiliza o acesso do mesmo as leis e recursos federais que trazem benefícios para os munícipes. Além de tratar o deslocamento de pessoas e bens no espaço urbano, a capacidade das pessoas se deslocarem e da cidade tornar-se acessível. Não se trata apenas do planejamento dos transportes, mas sim, do planejamento do deslocamento das pessoas, compreendendo que a mobilidade urbana, além de se traduzir em importante fator para a economia também mantém uma estreita relação com a mobilidade social, ou seja, com a ampliação do acesso às oportunidades de estudo, emprego, consumo de bens culturais, tempo para a o lazer, e para a convivência familiar e comunitária.

Com isso, a pedagogia utilizada para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana busca definir esta transversalidade entre o tema do deslocamento e o acesso aos diversos benefícios do processo de urbanização, de forma que o ônus seja também distribuído, assim como as responsabilidades pelo uso dos diferentes modos, considerando os benefícios e os impactos negativos, incluído o custo, que cada um exerce sobre a cidade e sobre a vida das pessoas. Outra preocupação, é a necessidade de adequação do Plano à realidade da população, bem como o controle por esta de sua aplicação e revisão.