Na tarde de ontem (24/03), durante a visita às obras de ampliação de trens urbanos, o Ministro do Desenvolvimento Regional (MDR), Rogério Marinho, e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Marcelo Moreira, e o Prefeito de Nísia Floresta, Daniel Marinho assinaram o Termo de Execução Descentralizada (TED), para início dos estudos de revitalização da Lagoa do Bonfim e do sistema lacustre do município de Nísia Floresta.
A revitalização da Lagoa do Bonfim tem investimento previsto de R$ 2 milhões. Com a assinatura da TED, foi feito o primeiro repasse de recursos do MDR, no valor de R$ 800 mil, para que os estudos sejam iniciados.
O diretor-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, explicou que “a lagoa vem sendo muito prejudicada pelo abastecimento de água de diversas cidades. Faremos este estudo para que ela volte ao seu nível normal e seja possível trazer toda a atratividade que ela tinha há 20 anos”
“A Lagoa do Bonfim é um importante reservatório de água que abastece vários municípios e que ao longo não tem conseguido fazer sua recarga de aquífero dado a demanda que ela tem. Esperamos brevemente iniciar todo projeto de revitalização desta área que é um aquífero importantíssimo das águas originárias que abastece a região”, afirmou Rogério Marinho.
Para o Prefeito Daniel Marinho, “a revitalização da Lagoa do Bonfim é a mais importante obra de Segurança Hídrica do Governo Federal em favor de Nísia Floresta. A Comunidade do Bonfim e arredores vinha sofrendo há mais de 20 anos com retirada desenfreada de suas águas pela Adutora Monsenhor Expedito, e agora tivemos a feliz surpresa com esse investimento do Ministério do Desenvolvimento Regional”.