Prefeitura de Nísia Floresta realiza campanha de prevenção ao álcool, tabaco, crack e outras drogas

A Prefeitura de Nísia Floresta por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes de saúde em todo o município realizaram no mês de maio junto a população, ações de prevenção ao uso de álcool, tabaco crack e outras drogas, alertando a população quanto aos prejuízos associados ao abuso e à dependência de substâncias psicoativas.

A campanha contra as drogas psicoativas também chegou às escolas de Nísia Floresta, onde o tema pôde ser tratado em palestras educativas.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo IBGE em 2009, mostrou que mais de 70% dos estudantes brasileiros entre 12 e 17 anos já haviam consumido bebida alcoólica alguma vez e 24,2% já haviam fumado tabaco. Outros dados alarmantes: cerca de 22% já tinham ficado bêbados e quase 3% dos meninos fumam habitualmente, apesar de o Estatuto da Criança e do Adolescente proibir a venda de bebida alcoólica e cigarros a menores de idade.

Quando o assunto é drogas ilícitas, segundo o PeNSE, 8,7% dos jovens brasileiros em idade escolar admitiram já ter usado substâncias psicoativas ao menos uma vez, sendo os meninos os usuários mais frequentes de drogas como maconha, cocaína, crack, cola, loló, lança-perfume, ecstasy, entre outras.

Neste sentido, a Prefeitura de Nísia Floresta por meio da Secretaria Municipal de Saúde investe em abordagens práticas nos postos de saúde dos municípios e também nas escolas, envolvendo e preparando os estudantes quanto aos riscos do uso de drogas psicoativas.