O prefeito de Nísia Floresta, Gustavo Santos, esteve em Jucurutu nesta quarta-feira (19) para prestigiar a inauguração da Barragem de Oiticica, principal obra do Complexo Hidrossocial Oiticica.

Com capacidade para armazenar 742,6 milhões de metros cúbicos de água, a barragem é o segundo maior reservatório do Rio Grande do Norte e faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco. A estrutura beneficiará diretamente 43 municípios, garantindo abastecimento para cerca de 330 mil pessoas, viabilizando a produção de culturas irrigadas, perenizando o rio Piranhas/Açu e auxiliando no controle de enchentes na região.

Durante a cerimônia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou a importância da obra para o Nordeste e relembrou o compromisso assumido desde seu primeiro mandato para garantir o acesso à água na região.

“Quando fui eleito presidente da República, em 2003, eu tinha na cabeça provar que a gente poderia fazer aquilo que Dom Pedro, no tempo do Império, tentou e não conseguiu. Resolvi que era possível trazer a água do Rio São Francisco para aliviar o sofrimento de 12 milhões de nordestinos. Somente quem viveu a experiência de tomar água de barreiro, com caramujo, sabe a importância da água para o Nordeste brasileiro. Então, assumi a responsabilidade e hoje eu estou aqui inaugurando um dos últimos trechos e uma das últimas obras da transposição”, afirmou Lula.

Pular para o conteúdo