Na terça-feira (11), a Câmara de Vereadores de Nísia Floresta recebeu a sessão de abertura dos trabalhos legislativos, momento em que o prefeito Gustavo Santos realizou a leitura da mensagem anual de 2025. Em seu discurso, foram apresentados avanços e projetos planejados para diversas áreas do município.
Educação
Em apenas 40 dias de gestão, a educação foi tratada como prioridade. Nísia Floresta se tornou o primeiro município do Brasil a pagar o piso salarial dos professores em 2025, garantindo um reajuste acima do nacional e promovendo a valorização e dignidade dos educadores.
Saúde
Na área da saúde, diversas iniciativas foram anunciadas, incluindo o início do projeto técnico e orçamentário da Maternidade e um convênio com o município de Parnamirim para atendimentos de urgência e emergência na Unidade Mista Deputado Márcio Marinho, beneficiando cerca de 9 mil habitantes. Também serão inauguradas novas unidades de saúde, como o Posto de Saúde da comunidade do Forró do Pote, a UBS no 3º conjunto da Caixa e o Pronto Atendimento 24h em Tabatinga. O atendimento médico será garantido de segunda a sexta em Carnaubinha, Boa Água, Morrinhos e Oitizeiro.
Outras medidas incluem a inauguração do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e do Centro de Especialidades em Saúde (CES). Além disso, a Casa do Autista será implantada para oferecer atendimento especializado a pacientes com Transtorno do Espectro Autista.
Assistência Social
A Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social trabalhará para fortalecer políticas de segurança alimentar e assistência social. Entre os programas em andamento estão o Criança Feliz, o CRAS, o CREAS, o SCFV e o Cadastro Único. Outras iniciativas incluem a criação do Bolsa Família Municipal, a estruturação do cargo de coordenação com salário base para coordenadores e motoristas e a implementação de um atendimento funerário 24h.
Infraestrutura e Transportes
A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito Urbano priorizará a gestão eficiente da frota municipal, com controle de quilometragem, consumo de combustível e manutenção preventiva e corretiva. O plano inclui vistorias dos ônibus escolares em parceria com o Ministério Público e ampliação do transporte escolar. Também estão previstas as aquisições de um furgão para oficina móvel e um veículo de apoio administrativo.
Meio Ambiente e Urbanismo
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo intensificará a fiscalização, com foco especial nas lagoas e construções na zona costeira. Haverá agilidade na análise de denúncias e processos, eliminando filas de atendimento aos empreendedores.
Esporte, Cultura e Turismo
A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo promoverá ações para fortalecimento do setor. Haverá captação de recursos, promoção de eventos no litoral e lagoas e melhorias na infraestrutura turística. Em parceria com alunos da UFRN, será desenvolvido um inventário turístico da região. No esporte, será dado apoio a atletas e modalidades diversas, além da realização dos Campeonatos Nisiaflorestense de Futebol Amador (séries A e B), Veteranos e Futebol de Base. Também serão incentivados o artesanato local e a construção e reforma de praças esportivas.
Desenvolvimento Rural e Pesca
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Pesca (SMDRP) implementará ações para fortalecimento da agricultura familiar, incluindo corte de terra, entrega de terra adubada e plantada, e o Programa Ave Caipira para famílias inscritas no Bolsa Família. Haverá intensificação no plantio de coqueiros e bananeiras, utilizando variedades resistentes a doenças.
Obras e Serviços Urbanos
A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos desenvolverá um plano de ação para otimizar, conservar e manter os prédios públicos municipais, garantindo manutenção eficiente. As melhorias incluem a trafegabilidade em estradas vicinais, reestruturação de cemiterios e praças públicas.
Habitação e Regularização Fundiária
A Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária ampliará o acesso à moradia digna, fortalecendo parcerias institucionais e promovendo sustentabilidade ambiental. Para isso, serão estruturadas coordenações e diretorias, além da implantação do Sistema Nacional de Habitação de Interesse Social (SNHIS) e do Conselho Gestor do Fundo Municipal de Habitação.
Com essas iniciativas, a Prefeitura de Nísia Floresta reafirma seu compromisso com o desenvolvimento do município, buscando avanços significativos em diversas áreas para beneficiar a população local.
